Existem muitas novidades chegando a todo momento no marketing digital, entretanto, neste artigo reunimos o que está mais “quente” no mercado e em breve será obrigatoriedade em seu plano de ação.
Agora que o ano está perto do fim, é hora de olhar para as lições aprendidas nos últimos meses e, com base nelas, tentar prever as tendências para 2021. Continue lendo o post e confira algumas apostas para o próximo ano!
1 – Pesquisa em voz alta
Na área do marketing de busca, uma das principais tendências é o aumento das pesquisas por voz. A projeção é de que pelo menos 50% das pesquisas, diretamente no buscador ou em assistentes virtuais como a Siri, sejam realizadas desta forma, o que afetará diretamente o posicionamento das marcas no Google. Afinal, a expressão oral e a escrita nem sempre coincidem. É importante adaptar estratégias de SEO para este novo cenário.
2 – Shoploop
Talvez você não conheça esta plataforma de compras do Google, existente há apenas seis meses, mas que tem tudo para ser um dos destaques de 2021. Com aparência de rede social e combinando vídeos e comércio eletrônico, permite que os usuários assistam a demonstrações de produtos de beleza de até 90 segundos. A compra é feita no próprio aplicativo.
3 – Microinfluenciadores
Pode parecer improvável, mas estudos mostraram que, quanto maior o influenciador, menor é o retorno sobre o investimento. Microinfluenciadores possuem seguidores mais fiéis e, consequentemente, mais propensos a comprarem os produtos que anunciam. Além disso, costumam atuar num nicho específico, o que facilita o direcionamento e influencia positivamente no sucesso das campanhas.
4 – Shoppable TV
Lembra dos canais de televisão dedicados exclusivamente à venda de produtos? Embora nunca tenham realmente se estabelecido como um mercado de massa, podem ser considerados precursores dessa tendência: Shoppable TV, ou seja, uma televisão que permite compras. Adquirir produtos pela televisão, seja numa tela secundária ao conteúdo assistido, através de um QR Code ou no próprio aplicativo da loja, deve se tornar algo cada vez mais comum.
5 – Publicidade programática
O termo engloba as diferentes tecnologias capazes de automatizar, em diferentes níveis, os processos de publicidade. Nele, acontece um mapeamento automatizado dos espaços publicitários que mais se adequam ao objetivo da campanha, tendo como base o comportamento de navegação dos usuários. Dessa forma, a eficácia das ações tenderá a ser muito maior.
Gostou das tendências para 2021? Quer melhorar os seus resultados? Então, conheça nossa agência. Somos especializados em marketing digital com mais de 9 anos de mercado. Acesse: www.digicriativa.com.br
Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos também. Nos vemos em breve 🙂