O YouTube anunciou a exclusão do contador de avaliações negativas dos vídeos hospedados na plataforma. A empresa afirma que a mudança tem como foco evitar o assédio e ações coordenadas de cancelamento contra desafetos, em especial as destinadas aos canais mais novos, cuja taxa elevada de “Não Gostei” pode afetar o desempenho do conteúdo.
Segundo a empresa, a ideia é diminuir ataques contra criadores, em que grupos dão vários dislikes de forma coordenada para atingir a pessoa e gerar um constrangimento público.
To reduce targeted dislike attacks & their impact on creators (esp on smaller creators), you’ll no longer see a public dislike *count* on YouTube starting today (the dislike button is staying).
— TeamYouTube (@TeamYouTube) November 10, 2021
This comes after lots of research, testing & consideration → https://t.co/mJWDJSSRoG
Como o botão continuará disponível, o usuário poderá indicar que não gostou do vídeo e essa informação será utilizada para melhorar sua experiência na plataforma. Do outro lado, o criador poderá ver a quantidade de dislikes junto com as informações de audiência, e utilizar a informação para planejar seu conteúdo.
A plataforma afirma que esconder o número de dislikes inibe os ataques coordenados, já que as pessoas não conseguem ver o resultado da ação. Segundo o YouTube, a mudança foi colocada em prática ontem (10) e chegará gradativamente a todos os usuários.