Num evento raro, o Facebook Inc. registrou queda na quantidade de usuários diários no quarto trimestre fiscal no mais recente relatório. O balde de água fria, acompanhado também por 5% de queda em lucro líquido em comparação ao mesmo período do ano passado, fez as ações da gigante Meta (ex-Facebook Inc.) despencarem 20% em instantes.
Aparentemente, a grande mudança de nome não é suficiente para reerguer a moral do Facebook frente à concorrência. Só na América do Norte, principal fonte de ganhos da rede social original de Mark Zuckerberg, a diminuição no número de usuários diários chegou a 1 milhão.
Além disso, o crescimento de usuários das três plataformas da Meta, o Facebook, Instagram e WhatsApp, foi considerado apenas estável. Os números de usuários do Instagram não são revelados, mas os usuários diários em todos os aplicativos subiu para 2,82, adicionando apenas 10 milhões de usuários no trimestre.
É claro que a Meta ainda é extremamente lucrativa. Somente no ano passado teve lucro de US$ 40 bilhões, principalmente com publicidade. Mas a divisão responsável pelas iniciativas relacionadas ao metaverso, o Reality Labs (do Quest e próximos VRs) está perdendo bilhões. No ano passado foram US$ 10,2 bilhões a menos, com receita de US$ 2,3 bilhões. Ainda assim, Zuckerberg deixou claro que pretende aumentar os investimentos no Reality Labs nos próximos anos, pois vê uma combinação de AR e VR como a próxima grande plataforma de computação.