O Stories do Instagram estabeleceu um novo paradigma ao inserir os vídeos curtos e efêmeros em uma plataforma que era predominantemente de fotos. Nos últimos meses, contudo, até o chefão da rede declarou que a rede social deve ter cada vez mais foco nas imagens em movimento, razão pela qual tantas novidades têm os vídeos como premissa.
No momento é possível responder a um Story com uma reação rápida de emojis, que é enviada ao criador como DM, ou digitar uma resposta direta, que também é entregue na caixa de mensagens. O que está sendo testado agora é um botão específico de curtir. Confira abaixo:
Actually you can put a like multiple times ?? pic.twitter.com/uPEa2gmgnm
— Alessandro Paluzzi (@alex193a) August 23, 2021
Se isso for verdade, uma nova métrica de mensuração de engajamento poderia estar sob análise dos desenvolvedores da plataforma, a qual ajudaria a reforçar o poder do Stories. O “Like” é algo bem importante para o algoritmo do Instagram aplicado ao feed, mas não tinha impacto nos vídeos temporários, cujo foco era a visualização.
Feed, Reels e Explorar têm suas próprias métricas para entregar conteúdo relevante, com direcionamentos distintos. No Stories, a métrica de visualização já é eficaz, afinal a audiência completa e recorrente significa identificação com o conteúdo, por isso fica difícil compreender qual seria o propósito do Curtir.
O novo botão deve aparecer ao lado do campo de mensagens (se for lançado como no experimento), onde hoje fica o ícone de encaminhamento do story (o avião de papel). Pelo estágio do desenvolvimento do teste, especula-se que a nova opção deve chegar em breve aos usuários, apesar de algumas dúvidas sobre toda a dinâmica de funcionamento ainda permanecerem.